Sabe como são trabalhados os seus documentos na contabilidade?

O primeiro passo no tratamento dos documentos contabilísticos dos seus documentos é o reconhecimento e a separação dos documentos por mês.

De seguida, há uma separação por cada “categoria de documentos” vulgarmente denominados de Diários. De uma forma “grosseira” e quase generalizada os diários utilizados são os seguintes:

  • Vendas

  • Compras

  • Bancos

  • Caixa

  • Diversos

No diário de vendas são lançadas todos os documentos de vendas. Atualmente, através do ficheiro SAFT que é exportado dos programas de faturação e enviado para a Autoridade Tributária estes documentos são reconhecidos automaticamente. Devemos, no entanto, acautelar a utilização devida das taxas de IVA e o reconhecimento das notas de crédito através de assinatura do cliente.

No diário de compras, são considerados a generalidade dos documentos de fornecedores e outros credores.

No diário de Bancos são contabilizados os movimentos refletidos no extrato bancário. A base do trabalho neste diário é mesmo os extratos bancários da empresa. Aqui, são reconhecidos, por exemplo, entre outros, as notas de pagamentos a fornecedores, os depósitos (recebimentos de clientes) …

No diário de Caixa estão incluídos os documentos que sejam entradas ou saídas por caixa. Os movimentos neste diário devem ser quase residuais uma vez que as empresas devem promover que a generalidade dos seus movimentos financeiros estejam refletidos na conta bancária da empresa. Pode ser utilizado meio intermediário para os recebimentos de clientes.

No diário diversos refletem-se os movimentos cuja natureza não esteja abrangida por qualquer um dos referidos anteriormente.

Agora, reconhecendo esta organização pode, se achar útil utilizar esta base na organização interna da sua empresa.

Bom trabalho!

Daniela Oliveira

Sandra Oliveira

Conheça a nossa plataforma de apoio à gestão

Facilite os seus procedimentos fiscais.

Conheça a nossa plataforma de apoio à gestão

Facilite os seus procedimentos fiscais.