IRS 2023 – Prazo para validação das faturas

Tens até à data limite de 25 de fevereiro para entrar no Portal das Finanças e validares todas as faturas que estão pendentes no e-fatura.

Para as tuas despesas poderem ser deduzidas no IRS, é necessário que tenhas pedido número de contribuinte nas faturas durante o ano 2022 e que confirmes as mesmas na tua área pessoal do Portal das Finanças, validando aquelas que estiverem pendentes.

Mesmo que as faturas tenham sido consideradas automaticamente numa das categorias de IRS, no momento em que o comerciante comunicou a sua faturação, convém verificar se há algo de errado, se há alguma despesa considerada numa categoria incorreta ou se há alguma situação pendente de informação.

 

Porque devo validar as faturas?

A validação das faturas é fundamental para que o preenchimento do IRS Automático, assim como o pré-preenchimento da declaração Modelo 3 pela Autoridade Tributária, estejam corretos.

Caso a declaração de IRS seja entregue com incorreções, podes ser prejudicado no teu imposto. Além disso, arriscas-te a pagar uma coima.

Apesar de ser a Autoridade Tributária a preencher o IRS Automático e a declaração Modelo 3, a responsabilidade do seu conteúdo é sempre do contribuinte (neste caso, tu).

 

E se me esquecer de validar as faturas pendentes?

Se não validares as tuas faturas pendentes dentro do prazo, estas passam automaticamente para a categoria “Despesas Gerais Familiares”. Como esta é umas categorias em que rapidamente se atinge o limite de dedução, provavelmente, já terás atingido o limite nesta categoria há muito tempo, ficando a dedução destas faturas sem efeito.

 

Para mais informações, fala connosco!

Conheça a nossa plataforma de apoio à gestão

Facilite os seus procedimentos fiscais.

Conheça a nossa plataforma de apoio à gestão

Facilite os seus procedimentos fiscais.