Em Portugal, trabalhar implica fazer descontos para a Segurança Social. É um sistema fundamental de proteção social, quando te reformares, ou noutras situações em que não possas exercer a tua atividade, como em caso de doença ou de licença parental.
A Segurança Social calcula os valores com base nas remunerações registadas ao longo da carreira contributiva. É importante verificar e confirmar o número de anos de descontos registados na plataforma da Segurança Social, para teres uma ideia do que o futuro te pode reservar e adotares hábitos de poupança, se necessário, para garantires o teu bem-estar futuro.
Como verificar?
Existem várias opções disponíveis para consultares os teus anos de descontos.
- Site Segurança Social Direta:
- Deves aceder ao portal da Segurança Social Direta e fazer login (NISS + senha);
- No menu, seleciona a opção “Emprego“;
- Escolhe a opção “Remunerações” e depois “Carreira Contributiva“;
- Confirma a informação dos anos de descontos. Podes consultar ano a ano, para veres os valores mensais e qual a Entidade Empregadora associada. Basta selecionares a opção “Ver detalhes“;
É possível fazer uma simulação do valor da reforma?
É sim!
A Segurança Social disponibiliza no seu site um simulador de pensões. O sistema baseia-se na tua carreira contributiva registada na Segurança Social até ao momento (mínimo de 15 anos de descontos) e, para os anos da projeção.
- No menu, seleciona a opção “Pensões“;
- Escolhe a opção “Simulador de Pensões”;
- Podes fazer uma “Simulação Automática”, que é feita com base nas remunerações já existentes na Segurança Social.
- Ou podes fazer uma “Simulação à Medida”, onde podes alterar a informação que consta na Segurança Social ou inserir nova informação. Se selecionares esta opção, deves depois escolher entre as três opções de pensões: Pensão de Velhice, Pensão de Invalidez Absoluta ou Pensão de Invalidez Relativa.
Para mais informações, fala connosco!